Menu

Sistema cardiovascular e exercício aeróbio: ajustes agudos

O sistema cardiovascular é composto basicamente por três componentes: coração, vasos sanguíneos e sangue. O coração tem como principal função propulsionar sangue pelos vasos sanguíneos.

O exercício aeróbio consiste em contrações musculares realizadas de maneira dinâmica, que em geral, envolvem grandes grupamentos musculares. Dentre os diferentes tipos de exercício aeróbio, encontram-se caminhar, correr, remar, dançar e nadar. Esses exercícios exigem amplas e precisas respostas do sistema cardiovascular, o que contribui para o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos músculos em exercício e a remoção de produtos do metabolismo celular.

O sistema cardiovascular passa por algumas adaptações agudas como consequência da prática regular de exercícios aeróbios. Dentre esses ajustes agudos, encontramos na frequência cardíaca (FC), volume de ejeção e fluxo sanguíneo muscular.

Em relação a frequência cardíaca, a mesma é controlada pelo sistema nervoso autônomo (SNA). O SNA é dividido em SNA Simpático e SNA parassimpático. O primeiro atua em momentos de estresse físico e psicológico.  O segundo atua em momentos de calmaria e/ou repouso. Sendo assim, em exercício a FC é alta, devido a uma maior atividade do SNA Simpático. Já em repouso, a FC é baixa devido a uma maior atividade do SNA Parassimpático. Em relação ao volume de ejeção (volume de sangue ejetado em cada um dos batimentos cardíacos), durante o exercício ocorre um aumento, uma vez que, o volume diastólico final é aumentado e o volume sistólico final é diminuído. E, por último, o fluxo sanguíneo muscular, durante o exercício, é redistribuído (em sua grande parte) em direção aos músculos em exercício.

Essas são algumas adaptações agudas no sistema cardiovascular através do exercício aeróbio. No próximo post, iremos apresentar os ajustes crônicos.

Bons treinos e boas prescrições!

Referência:

ANDRADE, M.S; DE LIRA, C.A.B. Fisiologia do Exercício. 1ª ed. Manole. São Paulo. 2016

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS