Menu

Qual tipo de treino gera mais hipertrofia: 5 ou 10 séries?

Será que o volume alto é uma variável fundamental para promover hipertrofia? Ou, podemos conseguir atingir esse objetivo com um volume baixo? Resumindo: com qual tipo pode treino eu consigo hipertrofiar mais: 5 ou 10 séries? Vamos ver o que um estudo encontrou…

Um grupo de pesquisadores (Hackett et al., 2018) investigaram os efeitos de uma variação realizada com um método de treinamento bastante popular nas academia: German Volume Training (GVT), comparado a um treinamento com menor volume com o objetivo de avaliar variáveis: Força e Hipertrofia.

Para isso, doze (12) homens treinados foram aleatoriamente divididos em dois grupos. Um grupo treinou com 5 séries e outro grupo treino com 10 séries para exercícios multiarticulares para membros superiores e inferiores.

Após essa intervenção, nenhuma alteração na composição corporal foi encontrada nos dois grupos. No entanto, houve uma diminuição de massa muscular para o grupo que realizou 10 séries. Além disso, foram encontrados melhores resultados para FORÇA no exercício supino e no leg press para quem realizou 5 séries.

Logo, ao que parece, fazer mais do 5 séries não trouxe nenhum resultado adicional para FORÇA e HIPERTROFIA, quando comparado ao grupo que realizou apenas 5 séries. Portanto, se você está sem tempo para treinar, treinos com volumes baixo, mas com intensidade alta, podem lhe trazer resultados significativos. No entanto, se você já dispõe de um tempo maior para treino e gosta de treinar com o volume alto, ajuste as outras variáveis do treino para que não venha obter resultados desfavorárveis. Não fique sem treinar!

 

Bons treinos e prescrições a todos!

 

 

Referência:

Hackett et al. Effects of a 12-Week Modified German Volum Training Program on Muscle Strength and Hypertrophy — A Pilot Study. Sports, 2018.
⠀

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS