Menu

Fase excêntrica e concêntrica: Você sabia?

Na musculação, quando realizamos os exercícios, temos duas fases que são conhecidas popularmente como: descida e subida. Mas, trazendo para uma denominação mais específica, a famosa “descida” é conhecida como fase excêntrica. Já a famosa “subida” é conhecida como fase concêntrica. Essas fases são muito importantes para que os exercícios sejam realizados de maneira correta. Assim, vamos compreender um pouco sobre essas fases…

 

Em uma contração muscular, utilizamos os nomes concêntrica e excêntrica de acordo com o momento de tensão muscular que o músculo e submetido em um dado momento.

Chamamos de fase concêntrica o momento em que ocorre um encurtamento do músculo, onde uma extremidade de aproxima da outra. E, chamamos de fase excêntrica o momento em que ocorre um alongamento do músculo, onde uma extremidade se afasta da outra. Além dessas fases, também podemos encontrar a fase isométrica, que é caracterizada por haver tensão no músculo sem movimentação.

Assim, resumimos que a fase concêntrica é que levanta o peso e a fase excêntrica é a que resiste a descida do peso.

Quando for treinar e seu objetivo for promover muitas microleões musculares, dê ênfase na fase excêntrica. Já, se seu objetivo for o contrário, acúmulo de metabólitos, dê ênfase na fase concêntrica.

Não fique sem treinar!

Bons treinos e prescrições a todos!

 

Referência:

Padulo et al. Concentric and Eccentric: Muscle Contraction or Exercise? Journal of Human Kinetics, 2013.
⠀

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS