Menu

Ventilação Pulmonar – repouso vs exercício

Tradicionalmente a ventilação pulmonar é conceituada como sendo o volume de gás inspirado e expirado dos pulmões por minuto. Sendo expressa pelo produto da frequência respiratória e volume corrente. A frequência respiratória é conceituada como sendo o número de ciclos inspiratórios e expiratórios realizados em um minuto. Por sua vez, o volume corrente é caracterizado como o volume de ar que circula pelos pulmões em uma inspiração e expiração normal.

O comportamento dessas três variáveis é diferente conforme nos encontremos em repouso ou em exercício. Em repouso um homem de 70 kg pode obter um volume corrente de aproximadamente 400 a 600 mL, frequência respiratória de aproximadamente 12 a 15 rpm e uma ventilação pulmonar de aproximadamente 4,5 a 9 L/min. Já durante a prática de exercício físico, esse mesmo homem de 70 kg, pode alcançar um volume corrente de aproximadamente 3 a 3,5 L, frequência respiratória de aproximadamente 40 a 50 rpm e uma ventilação pulmonar de aproximadamente 120 a 175 L/min.

Essas modificações nas variáveis respiratórias acontecem para que o nosso corpo consiga suprir a demanda de oxigênio para os tecidos durante a prática de exercício físico.

 

Achou interessante e quer ter acesso a mais conteúdos formativos e informativos?

Fique de olho na próxima postagem!

 

Referência:

ANDRADE, M. DOS S.; DE LIRA, C. A. B. Fisiologia do exercício. 1a ed. Barueri, SP.: Manole, 2016.

 

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS