Menu

Tipos de ação muscular

As ações musculares são divididas em três diferentes tipos.  Segue abaixo:

  1. Isométrica ou estática: o músculo desenvolve tensão sem haver movimento visível da articulação. Nesta ação, o torque produzido pelo músculo é oposto a outro torque igual, e nenhum movimento ocorrerá (Kraemer & Hakkinen, 2004).
  2. Concêntrica ou positiva: refere-se à situação na qual o músculo desenvolve uma tensão através da diminuição no seu comprimento. O torque produzido pelo músculo será maior que o torque da resistência ao movimento e os ossos se moverão enquanto o músculo se encurta (Kraemer & Hakkinen, 2004).
  3. Excêntrica ou negativa: o músculo se alonga durante a tensão muscular. O torque produzido pelo músculo será menor que o torque oposto à ação muscular, e os ossos se movem enquanto o músculo é alongado por essa resistência (Kraemer & Hakkinen, 2004).

Quando priorizar uma ação muscular? Depende!

Em que estímulo você está treinando? De maneira geral, quando se está treinando tensional, a priorização se dá para a ação muscular excêntrica, uma vez que, nesse tipo de ação muscular ocorre maior número de microlesões na musculatura. Já, quando se está treinando metabólico, a priorização se dá para a ação muscular concêntrica, uma vez que, nesse tipo de estímulo a ênfase são nas alterações metabólicas locais. Em relação a isometria, geralmente é usada para aumentar o estresse metabólico durante um exercício.

 

Agora que sabe quando e como utilizar, treine e/ou prescreva da melhor maneira possível.

 

Bons treinos!

 

Referência:

Gentil P. Bases científicas do treinamento de hipertrofia. 5a edição. (Create Space (ed.).). Charleston; 2014.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS