Menu

Supino reto com barra livre

Que existem diversas variações de supino, todos sabem. Mas será que existe alguma diferença entre essas variações? Uma variação é melhor do que a outra? Na tentativa de trazer essa resposta para vocês, começaremos com uma postagem sobre o supino reto com barra livre. Vamos entender um pouco sobre ele…

Em relação aos exercícios direcionados para os grupos musculares dos membros superiores, podemos destacar o exercício chamado de supino reto com barra livre (Imagem do Post). Este exercício consiste na realização de uma adução horizontal do ombro através dos músculos flexores horizontais do ombro (parte clavicular do m. peitoral maior, parte esternocostal do m. peitoral maior, cabeça curta do m. bíceps braquial, m. coracobraquial, parte clavicular do m. deltoide e o m. subescapular) e adutores do ombro (m. serrátil anterior e m. peitoral menor) (LIMA; PINTO, 2006). Também realizando-se uma extensão dos cotovelos por meio dos músculos extensores do cotovelo (m. tríceps braquial e m. ancôneo) (MOORE; DALLEY, 2011).

Um erro comum é associar o exercício de supino reto com barra livre a apenas o músculo peitoral maior. Lembre-se que para além do músculo peitoral maior vários outros também são ativados. Nesse exercício, músculos como: deltoides e tríceps são recrutados juntamente com o m. peitoral. Todos esses músculos tem participações especiais durante o movimento, sendo assim, não podemos lembrar apenas do músculo primário (peitoral), pois sem os secundários e sinergistas (deltoides e tríceps) o movimento não seria realizado.

E quanto ao recrutamento de uma parte do músculo? É mais um mito da musculação. Trabalhamos a musculatura como um todo, não por partes. Quer ver? Tente contrair a parte superior do peitoral, sem contrair o restante… Bom, se você conseguiu, comente nessa postagem pois temos que saber quem é você!

Bons treinos e boas prescrições!

Achou interessante e quer ter acesso a mais conteúdos formativos e informativos?

 

Fique de olho na próxima postagem!

 

Referências:

LIMA, C.S.; PINTO, R.S. Cinesiologia e musculação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MOORE, K.L.; DALLEY, A.F. Anatomia orientada para a clínica. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS