Menu

Sono e exercício: existe uma relação?

O sono é importante para se obter resultados? Quanto devo dormir?

Tentando responder essas perguntas, um grupo de pesquisadores realizaram uma revisão sobre essa temática e selecionaram 223 artigos que analisaram as alterações do nosso organismo em relação a exercício e sono.

Essa relação sempre se mostra muito forte. Tanto é que, atualmente o exercício físico vem sendo utilizado como uma ferramenta não farmacológica para aquelas pessoas que possuem disfunções no sono. Essa relação é tão forte que, os estudos mostram que uma única noite de privação do sono é capaz de gerar alterações na pressão arterial, ou ainda, se for ao longo prazo, pode-se chegar até uma calcificação coronariana, ou ainda, desenvolvimento de outras doenças como: diabetes ou problema coronarianos que podem levar uma morte súbita durante a prática regular de exercício físico.

Sendo assim, é muito importante perguntar para as pessoas ou ter conhecimento sobre si, se dormiu bem e se a qualidade do sono foi boa. Sabendo essas informações, fica mais segura a prática e a prescrição de exercícios para as pessoas.

Bons treinos e prescrição a todos!

 

Referência:

Chennaoui et al. Sleep and Exercise: A Reciprocal Issue? Sleep Medicine Reviews, 2014.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS