Menu

Sistema cardiovascular e exercício resistido: ajustes agudos

O sistema cardiovascular é composto basicamente por três componentes: coração vasos sanguíneos e sangue. O coração tem como principal função propulsionar sangue pelos vasos sanguíneos.

Os exercícios contrarresistência são compostos por contrações dinâmicas ou estáticas realizadas em oposição a uma determinada carga. As contrações podem envolver grandes e/ou pequenos grupamentos musculares. A energia para a realização desse tipo de exercício é proveniente, principalmente, das reservas de ATP e fosfocreatina armazenadas nos músculos e da ressíntese de ATP pelo metabolismo anaeróbio lático (ou seja, com formação de ácido lático). Lembrando que o ATP é a nossa moeda energética!

O sistema cardiovascular passa por algumas adaptações agudas como consequência da prática regular de exercícios contrarresistência. Dentre esses ajustes agudos, encontramos na pressão arterial (PA).

Em relação a PA, a mesma depende do produto entre débito cardíaco e resistência vascular periférica (RVP). O débito cardíaco aumenta pouco durante o exercício resistido, em razão do aumento da frequência cardíaca e do volume de ejeção. Por outro lado, a RVP aumenta de maneira exorbitante, em virtude das compressões mecânicas provenientes das contrações musculares sobre os vasos sanguíneos. Logo, o aumento da PA é mais consequência do aumento da RVP do que o aumento do débito cardíaco.

Vale ressaltar ainda, que exercício bilaterais promovem maiores elevações de PA, quando comparado a exercício unilaterais.

Essas são algumas adaptações agudas no sistema cardiovascular através do exercício resistido. No próximo post, iremos apresentar os ajustes crônicos.

 

Bons treinos e boas prescrições!

Referência:

ANDRADE, M.S; DE LIRA, C.A.B. Fisiologia do Exercício. 1ª ed. Manole. São Paulo. 2016

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS