Menu

Síndrome do Overtraining: Já ouviu falar?

A interação de volumes altos com intensidades de exercício físico por longos períodos com pouca (insuficiente) recuperação, pode resultar em um estado de má adaptação crônica e queda do desempenho físico com o transcorrer dos dias, denominada OVERTRAINING.

O overtraining é uma síndrome caracterizada pela presença de fadiga e pelo baixo desempenho físico, é causada, principalmente, por fatores de estresse advindos (ou não) do treinamento físico na ausência de recuperação adequada. De maneira resumida, essa síndrome compreende um desequilíbrio entre treinamento e descanso/recuperação.

O overtraining pode ser de dois tipos: parassimpático e simpático. O primeiro (parassimpático), é caracterizado pela predominância de atividade do sistema nervoso autônomo parassimpático. É possível observar queda de frequência cardíaca e pressão arterial, sonolência e depressão, fadiga, apatia e queda do desempenho físico. Esse tipo de overtraining é mais comum em atividade aeróbias, que necessitam de uma resistência cardiorrespiratória. Já o segundo, é caracterizado pela predominância simpática, sendo caracterizado pelo aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, diminuição do apetite, perda de massa corporal, distúrbios do sono e irritabilidade. Esse tipo de overtraining é mais comum nas atividades anaeróbias, onde força e velocidade são predominates.

Podemos dizer que o exercício físico é utilizado para “quebrar” a homeostase orgânica, resultando em fadiga. Logo, ele necessita de uma recuperação. Quando a recuperação é negligenciada, o acúmulo de sobrecarga no organismo, de forma, crônica, vai desencadear a síndrome do overtraining.

Treine, alimente e descanse corretamente. Seu organismo agradece!

Bons treinos e boas prescrições!

Referência:

ANDRADE, M.S; DE LIRA, C.A.B. Fisiologia do Exercício. 1ª ed. Manole. São Paulo. 2016

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS