Menu

Saber ou não a carga do exercício?

Sabe aquela curiosidade presente na musculação? Aquela? Não lembrou? Vou te ajudar: “Aquela sobre ver ou não ver a carga de treino!”.

Beaudoin et al. (2017) avaliaram o conhecimento ou não da carga de treino no supino reto com barra olímpica sobre o número de repetições, percepção subjetiva de esforço (PSE) (avaliada pela escala de Borg 6 – 20) e foco atencional (avaliado por uma modificação da escala proposta por Baden et al. (2004) e Tammen (1996).

Para tanto participaram do estudo 25 homens e 11 mulheres praticantes de musculação com experiência variando de 1 a 12 anos. Como não foi possível randomizar as sessões (deixar a realização de forma aleatória), pois os participantes iriam saber qual sessão estaria sendo realizada, os pesquisadores adotaram a seguinte ordem:

 

1ª sessão = Teste de 1RM para determinação da carga de teste;

2ª sessão = Supino até a falha a 70% de1RM (sabendo da carga e sem saber da carga);

3ª sessão = Supino até a falha a 70% de 1RM (sem saber da carga e sabendo da carga); . Ao final das intervenções foi solicitado que os participantes realizassem um palpite sobre a carga utilizada. Apenas eram informados que a carga ao final das intervenções estava entre 40-80% de 1RM.

Quais os resultados?

Vamos lá! Para tentar ser claro e facilitar sua compreensão peguei os resultados apresentados no artigo e fiz dois gráficos (deslize o dedo para a esquerda no post e veja) mostrando que o conhecimento ou não da carga:

1) Não influenciou no número de repetições;

2) Não influenciou na PSE;

3) Não influenciou no foco atencional.

Há…e as diferenças provenientes dos sexos? Então…ficará para outro momento pois os autores não avaliaram!

Quer saber mais sobre os métodos do estudo? Segue abaixo a referência.

 

Referência:

 

Beaudoin CM et al. (2017). Effect of bench press load knowledge on repetitions, RPE, and attentional focus. J Strength Cond Res 32:1

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS