Menu

ROSCA INVERSA: Você sabia?

Esse exercício é um dos quais mais desperta curiosidades! Pois então…vamos lá!

 

Para quem não conhece, a rosca inversa é um exercício que consiste em uma simples flexão da articulação do cotovelo mantendo-se o antebraço pronado, consequentemente com a palma da mão voltada para baixo. Como manda o manual, sabemos que os músculos envolvidos na flexão do cotovelo são:

 

  • bíceps braquial (cabeça longa e curta);
  • braquial; e

 

Pensando nas modificações na ativação desses músculos durante a flexão de cotovelo com diferentes posições do antebraço, um grupo de pesquisadores alemães publicaram em 2015 um estudo bem interessante (Kleber et al., 2015). Veja só!

 

Os pesquisadores pegaram 4 homens e 12 mulheres saudáveis e os/as colocaram para realizar 20 flexões e extensões do cotovelo em amplitudes máximas mantendo-se o ombro em posição neutra (para não dar aquela “roubadinha” clássica…).

 

A atividade eletromiográfica do músculo braquiorradial foi bem maior do que a do músculo bíceps braquial quando mantido o antebraço pronado durante a “rosca inversa”!

 

Uma das explicações para tal fato está relacionada à anatomia humana. Sabe por quê? Simples! Basta visitarmos a anatomia humana e lembrar que o músculo bíceps braquial se insere na porção medial e superior do rádio (mais especificamente na tuberosidade do rádio). Agora pense, se o rádio durante a pronação do antebraço passa por cima da ulna é de se esperar que o músculo bíceps braquial terá sua inserção tensionada, limitando o trabalho deste músculo!

 

Além disso é sabido que o músculo braquiorradial é um potente pronador do antebraço, o que reforça as explicações para sua maior ativação durante a rosca inversa!

 

Interessante né!?

 

Bons treinos e boas prescrições!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS