Menu

Quais são as consequências do excesso de peso e obesidade para a saúde?

A obesidade e o excesso de peso trazem diversas consequências para o ser humano, tanto do ponto de vista físico (estético), como fisiológico e mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre essas consequências, encontramos:

  1. Doenças cardiovasculares (principalmente doença cardíaca e acidente vascular cerebral), que foram a principal causa de morte em 2012;
  2. Diabetes;
  3. Distúrbios músculo esqueléticos (especialmente osteoartrite – uma doença degenerativa altamente incapacitante das articulações);
  4. Alguns tipos de câncer (incluindo endometrial, mama, ovário, próstata, fígado, vesícula biliar, rim e cólon).

O risco para essas doenças não transmissíveis aumenta conforme o aumento do Índice de Massa Corporal. Portanto, para evitar o desencadeamento dessas diversas, e possíveis, consequências, praticar exercício físico de maneira regular (mínimo de 3 vezes por semana), passar por um processo de reeducação alimentar e ter bons momentos de descanso, irá contribuir diretamente para diminuição do IMC e, consequentemente, anular consequências do sobrepeso e da obesidade.

Outro ponto a ser abordado, é que a obesidade não fica restrita a pessoas adultas e acaba atingindo milhares de crianças em todo o mundo. A obesidade infantil está associada a uma maior chance de obesidade, morte prematura e incapacidade na vida adulta. Mas, além de aumentar os riscos futuros, crianças obesas experimentam dificuldades respiratórias, aumento do risco de fraturas, hipertensão, marcadores precoces de doença cardiovascular, resistência à insulina e efeitos psicológicos. Portanto, estimule a criança ter um estilo de via ativo e um comportamento alimentar saudável para que no futuro ela não tenha problemas de saúde relacionados ao sobrepeso e a obesidade.
Exercício físico, alimentação e descanso: essa tríade pode mudar a vida (para melhor) de muitas pessoas.
Bons treinos e boas prescrições.
João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS