Menu

Puxada frontal: você sabia?

Deve-se ter alguns cuidados ao se realizar determinados exercícios. Em especial, hoje abordaremos a puxada frontal aberta.

Um dos exercícios mais utilizados na musculação, quando o treino é direcionado para “costas”, é a puxada frontal aberta. Ao realizarmos uma análise biomecânica do exercício, verificamos que ele é executado com uma rotação externa da articulação glenoumeral (articulação do comlexo do ombro). Porém, alguns detalhes na execução devem ser analisados para que o exercício seja realizado de forma eficiente e segura. Ao executar o movimento na fase excêntrica (quando a barra sobe), as escapulas fazem abdução, elevação e rotação externa conforme a amplitude aumenta.

Quando se realiza o movimento até uma extensão completa do braço, pode-se promover uma rotação interna excessiva na glenoumeral, levando a um deslocamento excessivo da cabeça do úmero na cavidade glenoidal que aumentará a tensão e compressão no tendão do supra espinhal (importante estabilizador da articulação), bem como uma compressão da Bursa (bolsa com liquido sinovial) que tem a finalidade de diminuir o atrito entre as estruturas em movimento.

Assim, a realização do exercício de forma errada e crônica (longo prazo), pode levar a um quadro de tendinite (inflamação do tendão) do supra espinal e bursite (inflamação da Bursa) acarretando a dores intensas na região do ombro principalmente ao se realizar exercício/atividades com o cotovelo passando da linha do ombro. Vale ressaltar que, o posicionamento do polegar atrás da barra, pode ser utilizado com um educativo para evitar a rotação interna excessiva, assim como a realização do movimento na amplitude que evite a elevação, abdução e rotação externa em níveis extremos pode contribuir para uma maior segurança da articulação do ombro. Consulte seu professor de Ed. Física capacitado antes de executar qualquer exercício.

 

Bons treinos à todos!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS