Menu

Protocolo Tabata – Parte I

O PROTOCOLO TABATA é na realidade uma mistura de dois protocolos utilizados e publicados em estudos diferentes por um grupo de Japoneses em 1996 (Tabata et al., 1996) e em 1997 (Tabata et al., 1997). Em suma, consiste na realização de 7-8 esforços com duração de 20 segundos com intensidade de 170% da iVO2max e 10seg de descanso passivo. Como o protocolo foi realizado em cicloergômetro (bike) essa intensidade de 170% da iVO2max foi expressa em Watts. Logo, afirmações como: “…só fazer 20 segundos na velocidade máxima e descansar 10 segundos por 4 minutos” são totalmente esdrúxulas e carentes de embasamento científico.

“O protocolo pode ser realizado em outro aparelho?” Claro que sim! Mas fique ciente de que os benefícios podem não ser os mesmos daqueles reportados nos estudos originais.

“Quais benefícios são esses?” Vamos lá… O artigo publicado por Tabata et al. (1996) mostra que tanto o protocolo de ~4min (Tabata) quanto outro que envolvia um treino contínuo de intensidade moderada de 60 minutos proporcionaram incrementos no VO2max (consumo máximo de oxigênio). Contudo, a cereja do bolo desse artigo foi o fato de que apenas o protocolo Tabata proporcionou incrementos na capacidade anaeróbia. Em palavras mais simples é a força a qual aplicamos sobre o pedal da bike.

Se juntarmos esses resultados e o tempo de treino podemos tirar uma conclusão simples: “posso aumentar meu VO2max em menos tempo e de brinde ainda aumento minha capacidade anaeróbia”.

“E a queima de gordura?” Pois então….se o seu Professor, Profissional, Blogueiro(a), Teacher, Coach ou Cientista do emagrecimento do Instagran afirmar para você que está fazendo Tabata porque leu nos artigos originais que o Tabata é bom para queimar gordura…pode ter certeza que essa pessoa: Não leu os artigos, Não sabe inglês, Não entende NADA sobre estatística, Não sabe ler, “Não sabe de nada inocente” ou Sabe que está errado(a) e está te enganando para não perder o personal!

….continua no próximo post.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS