Menu

Princípio da continuidade

Um fato muito comum nos centros de atividades físicas (principalmente academias) é a falta de regularidade das pessoas na prática de exercícios físicos. Essa descontinuidade traz algumas implicações, como: influência negativa na busca de qualquer objetivo, seja emagrecimento ou hipertrofia muscular. Logo, aquelas pessoas que não mantém uma continuidade, têm uma tendência a não conseguir conquistar resultados ou, quando conquistados, têm uma tendência em perder.

Então vamos entender um pouco sobre esse princípio…

O aprimoramento do desempenho ocorre ao longo do tempo desde que o treinamento seja contínuo. O novo estado de equilíbrio promovido pelas adaptações será baseado nas demandas atuais, ou seja, as mudanças estruturais serão específicas para os estímulos oferecidos.

No entanto, não se deve fazer uma associação linear entre o estímulo oferecido e a adaptação estrutural. Em nosso organismo, as reações passam por diversos processos não lineares, levando a respostas crônicas que, muitas vezes, se distanciam do efeito agudo do estímulo. Assim, para aplicar o princípio da especificidade o treinador deve ter conhecimento das reações específicas inerentes à intervenção que está planejando e não simplesmente fazer uma associação linear de causa e efeito entre os fatores aparentes.

Vale ressaltar que, pelo fato de o organismo ajustar-se a um nível habitual de solicitação, os efeitos do treinamento revertem-se, caso o indivíduo se torne inativo. Portanto, se o organismo não receber uma carga igual e/ou superior no prazo adequado, o organismo irá se ajustar de forma negativa. Tal fato, deixa transparecer a importância da continuidade no treinamento visando a manutenção dos seus resultados.

Referência:

ANDRADE, M.S; DE LIRA, C.A.B. Fisiologia do Exercício. 1ª ed. Manole. São Paulo. 2016

Gentil P. Bases científicas do treinamento de hipertrofia. 5a edição. (Create Space (ed.).). Charleston; 2014.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS