Menu

Porque não ganho massa muscular?

Treino há bastante tempo, tenho uma excelente frequência, consigo puxar e empurrar cargas elevadas, tomo whey protein, bcaa, durmo bem, e mesmo assim não consigo ganhar massa muscular. O que posso fazer?

Bom, de maneira geral, existem 4 razões que levam o praticante REGULAR de musculação a estagnar seus ganhos hipertróficos. Veja quais são:

 

1- Nutrição – Se você quer ganhar músculo, não deve ter medo de ganhar peso. Isso não é uma carta branca para sair comendo tranqueiras e engordando loucamente, mas um saldo calórico diário positivo é necessário se você precisa ganhar músculo (e não está tentando perder gordura simultaneamente). A maioria das pessoas trabalha bem com uma surplus de 300-500 cal/dia, sempre acompanhados de uma boa oferta de proteínas.

 

2- Intensidade – Para provocar adaptação é necessário que se crie a necessidade de adaptação. A falha muscular concêntrica não é condição sine quoi non para hipertrofia muscular, mas evoluir em dificuldade nos treinos através de cargas maiores, intervalos mais curtos, séries potencializadas e eventualmente através da falha muscular, é fundamental para provocar seu corpo a atingir um novo patamar hipertrófico.

 

3- Periodização – Treinos com estímulos diversificados são eficazes em quebrar platôs. Quando comparados, protocolos que incluem periodização são superiores a protocolos monotonais em promover ganho de músculos. De tempos em tempos é preciso mudar para poder adaptar.

 

4- Volume – Quando todas as outras variáveis estão equalizadas, nenhuma supera o volume. Se seu treino já é intenso, sua dieta está padrão, sua periodização está sendo seguida adequadamente e mesmo assim você não consegue aumentar o peso magro na balança, está na hora de aumentar o volume de treino. Mais séries, mais sessões, mais exercícios…isso dependerá do que vai ser proposto pelo seu professor.

Bons treinos.

Não fique sem treinar!

Bons treinos e prescrições a todos!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS