Menu

Paralela na barra: peito ou tríceps?

Como devo proceder para enfatizar o músculo peitoral ou tríceps? Devo inclinar o tronco ou mantê-lo reto? Vamos entender um pouco sobre isso…

O exercício, paralela na barra, é um clássico, tanto nas academias, quanto nos vários parques espalhados pelo mundo. É um potente exercício que trabalha muito bem o músculo peitoral e tríceps. Mas qual será a principal variação/posição em que eu possa enfatizar um determinado músculo ou outro?

A inclinação do tronco é quem diferencia o trabalho de um ou de outro músculo. Quando se está com o tronco mais ereto, a ênfase no músculo do tríceps é maior. Quando o tronco está mais inclinado, a ênfase é maior no músculo peitoral. Além disso, quanto maior for a distância entre as pegadas (pegada aberta), maior será a solicitação do músculo peitoral. Já quando a pegada é mais fechada, a solicitação do tríceps é maior

Dica: não se esqueça de fortalecer a musculatura geral que envolve o complexo do ombro.

Bons treinos e prescrições a todos!

Referência:

Bagchi, A. A Comparative Electromyographical Investigation of Triceps Brachii and Pectoralis Major During Foir Different Freehand Exercises. Journal of Physical Education Research, 2015.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS