Menu

OBESIDADE e SOBREPESO: como está o mundo?

A obesidade e o sobrepeso vem sendo considerados problemas de ordem mundial. A obesidade e o sobrepeso são definidos como acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde. O índice de massa corporal (IMC) é um índice simples de peso para altura que é comumente usado para classificar sobrepeso e obesidade em adultos. É definido como o peso de uma pessoa em quilogramas dividido pelo quadrado da sua altura em metros (kg / m2).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a situação geral do mundo não é das melhores. Veja abaixo a evolução e o estado da população mundial através de alguns números:

  1. A obesidade mundial quase triplicou desde 1975.
  2. Em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos, 18 anos ou mais, apresentavam excesso de peso. Destes, mais de 650 milhões eram obesos.
  3. 39% dos adultos com 18 anos ou mais estavam acima do peso em 2016 e 13% eram obesos.
  4. A maioria da população mundial vive em países onde o excesso de peso e a obesidade mata mais pessoas do que abaixo do peso.
  5. 41 milhões de crianças menores de 5 anos estavam acima do peso ou obesas em 2016.
  6. Mais de 340 milhões de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 19 anos estavam acima do peso ou obesas em 2016.
  7. A obesidade é evitável.

A partir desses dados, fica claro que o nosso comportamento, estilo de vida, deve mudar. Deve haver mudanças quanto a prática de exercícios físicos regulares, bem como, uma reeducação alimentar. Quanto ao exercício, qual emagrece mais? Não se apegue a uma modalidade. Faça exercício físico! Dê preferência para modalidades que possa trabalhar com intensidade moderada para alta, tais como: musculação e treino intervalado.

Se você conhece alguém que precisa mudar o estilo de vida, ajude-o, mostre essas informações.

Bons treinos e boas prescrições!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS