Menu

O que muda nas posições de rosca bíceps?

A variação de posição pode influenciar a ênfase em uma determinada região do músculo? A variação de posição pode otimizar meus ganhos e/ou resultados? Vamos entender um pouco sobre isso…

O objetivo principal do exercício rosca com halteres é trabalhar o bíceps braquial. Porém, vale a pena ressaltar que existe um trabalho de dois outros músculos importantes: o braquial (logo abaixo do bíceps) e o braquiorradial (responsável por ligar o braço com o antebraço).

De acordo com a posição adotada, podemos enfatizar diferentes músculos, como por exemplo, quando realizamos a rosca direta sentado no banco com o encosto inclinado, o bíceps fica em uma posição de pré-estiramento, aumentando consideravelmente a sua solicitação.

Já, quando realizado a popular “rosca martelo” (pegada neutra), o bíceps perde significativamente a sua tensão, transferindo boa parte do trabalho para os músculos braquial e braquiorradial. Por fim, vale a pena ressaltar que, mesmo os músculos: braquial e braquiorradial sendo solicitados, o bíceps sempre será o principal flexor dos cotovelos.

 

E aí, ajudou? Otimize seus treinos de bíceps!

Bons treinos e prescrição a todos!

 

Referência:

Loss et al. Função do bíceps braquial durante flexão do cotovelo com radioulnar em pronação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2010.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS