Menu

O que causa a obesidade e o excesso de peso?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a causa fundamental da obesidade e do excesso de peso é um desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e as calorias gastas. Globalmente, tem havido:
  1. um aumento da ingestão de alimentos ricos em energia e ricos em gordura;
  2. um aumento na inatividade física devido à natureza cada vez mais sedentária de muitas formas de trabalho, mudança de modos de transporte e aumento da urbanização.

Mudanças nos padrões de atividade física e dietética são frequentemente o resultado de mudanças ambientais e sociais associadas ao desenvolvimento e à falta de políticas de apoio em setores como saúde, agricultura, transporte, planejamento urbano, meio ambiente, processamento de alimentos, distribuição, marketing e educação.

Aproximadamente 2 milhões de mortes por ano são atribuídas à inatividade física, levando a OMS a emitir um alerta de que um estilo de vida sedentário poderia muito bem estar entre as 10 principais causas de morte e incapacidade no mundo. Estilos de vida sedentários aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade e aumentam os riscos de câncer de cólon, hipertensão arterial, osteoporose, distúrbios lipídicos, depressão e ansiedade.

A inatividade física, ao longo do aumento do uso do tabaco e da dieta e nutrição inadequadas, estão cada vez mais se tornando parte do estilo de vida atual, levando ao rápido crescimento de doenças como doenças cardiovasculares, diabetes ou obesidade.

A partir dessas informações, não espere para mudar seu comportamento. Ou, ajude uma pessoa a mudar esse tipo de comportamento. Se o tempo, é o principal empecilho para praticar exercício físico de maneira regular, trabalhe com treinos mais curtos, porém, intensos. A ideia é, não fique sem treinar!

Se você conhece alguém que precisa mudar o estilo de vida, ajude-o, mostre essas informações.

Bons treinos e boas prescrições!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS