Menu

Musculação: Princípio da ADAPTAÇÃO

Nosso organismo vive em equilíbrio, mantendo constante interação com o meio. Quando um estímulo externo interfere diretamente e o afasta desse equilíbrio, o organismo tende a se ajustar/adaptar para uma possível nova realidade. Esse ajuste é definido como: Princípio da Adaptação.

Basicamente, o princípio da adaptação é um modo de explicar como os sistemas orgânicos se modificam ao longo do tempo, quando submetidos a determinado estímulo. Se algum tipo de estresse de grandeza suficiente para proporcionar a quebra da homeostase for aplicado ao organismo, este então desencadeia respostas fisiológicas a fim de restabelecer a homeostase.

Hoje, abordaremos o princípio de adaptação relacionado ao treinamento de força (TF). O TF impõe uma sobrecarga através dos exercícios de maneira que afete o funcionamento do organismo (rompimento dos sarcômeros, acúmulo de metabólitos, diminuição das reservas energéticas…). Assim, será necessário mudanças e/ou adaptações do organismo para que o indivíduo sobreviva nessas novas condições que o TF vai promover constantemente (treinamento de longo prazo) e atinja um novo equilíbrio.

Vale ressaltar que deve haver uma continuidade, uma vez que esse estado de equilíbrio é dinâmico e instável. Portanto, para que o estado de equilíbrio seja mantido, é fundamental o fornecimento contínuo de estímulos.

Lembre-se: Se você nunca treinou ou estava parado e resolveu retomar os treinos ou treina de forma irregular, a probabilidade de você conviver com um desconforto muscular e/ou articular, é grande. Porém, quando seu organismo se adaptar a esses “novos” estímulos, essas dores/desconfortos não serão mais um problema para você. Portanto, toda vez que pensar em parar de treinar e depois de um tempo resolver voltar, as dores/desconfortos também voltarão com você.

Bons treinos!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS