Menu

MUSCULAÇÃO pode te ajudar a EMAGRECER!

Atualmente, o sobrepeso e a obesidade são considerados uns dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A falta de atividade física diária, a aquisição de novos hábitos alimentares, contribuíram para que a obesidade afetasse grande parte da população mundial. Além disso, outros fatores influenciam o desenvolvimento da mesma, tais como: alterações hormonais, predisposição genética, estilo de vida, entre outros. Consequentemente, o EMAGRECIMENTO, é um dos objetivos mais procurados nos centros de atividade física em todo o mundo, seja para melhorar a qualidade de vida ou por estética corporal.

Sabe-se que o exercício físico (de maneira sistematizada), aliado a uma alimentação saudável e um bom descanso, constitui o tripé básico para se alcançar alterações significativas na composição corporal. Na perspectiva do exercício, o treinamento resistido (TR) (musculação) aparece como uma das possibilidades de atingir esse objetivo. Quando falamos que o TR pode ajudar no processo de emagrecimento, muitas pessoas pensam ao contrário. No entanto, essa modalidade promove alterações importantes no organismo contribuindo de maneira direta ao processo de emagrecimento. Segue alguns benefícios do TR:

  • Manutenção da massa magra;
  • Alterações no metabolismo basal e de repouso;
  • Aumento do gasto energético;
  • Aumento do consumo oxigênio pós exercício (EPOC).

Vale ressaltar que, o TR deve ser realizado com controle de variáveis, tais como: intensidade, volume, número de séries e repetições, intervalo de descanso, etc. Procure um profissional de educação física para lhe auxiliar na busca desse objetivo.

Lembre-se, o processo de emagrecimento é lento e gradativo. A aquisição de resultados duradouros depende de uma excelente interação entre:  Treino, alimentação e descanso.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS