Menu

Miostatina atrapalha o ganho de MASSA MUSCULAR?

Quem nunca ouviu a expressão: “Eu treino, me alimento corretamente e não consigo ganhar massa muscular.”? Acredito que a maioria das pessoas já se depararam com essa fala. O processo de alteração na composição corporal é muito complexo, uma vez que é considerado um processo multifatorial. O termo multifatorial, nos remete a ideia que vários fatores estão envolvidos para um único desfecho, ou seja, quando os fatores estão em sinergismo, a possibilidade de alcançar um determinado objetivo é muito grande. Ao passo que, se um ou mais fatores não estiverem trabalhando a favor do objetivo, esse fica mais difícil de alcança-lo.

Por exemplo, o ganho de massa muscular está diretamente relacionado a diversos fatores, tais como: Liberação e atuação de hormônios (GH; Insulina; Testosterona; IGF-1…); Células Satélites; Microlesões na musculatura; Alimentação; entre outros… Porém, além desses fatores, encontramos um fator extra que não podemos manipular. Existe um gene que exerce um potente efeito inibitório sobre o crescimento muscular, limitando o tamanho do músculo. Esse gene atende pelo nome de MIOSTATINA.

A Miostatina pode ser uma resposta de como o fator genético influencia a composição corporal dos indivíduos. De acordo com estudiosos, não se sabe ao certo como ocorre a atuação da miostatina, se é pela inibição de células satélites; indução da morte das células ou até mesmo diretamente no metabolismo proteico, mas ela pode desacelerar ou dificultar se o seu objetivo é hipertrofia muscular.

Lembre-se: A miostatina não é a culpada por você não ganhar massa muscular. Ela é apenas um fator que pode vir a interferir. Foi mencionado vários fatores que estão diretamente ligados ao processo de hipertrofia. Existe uma gama de variáveis que se relacionam e/ou dependem uma das outras e que devem ser trabalhadas e respeitadas para que o indivíduo trilhe um caminho até chegar no seu objetivo.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS