Menu

MESA FLEXORA de joelhos: Você sabia?

Sabe aquele exercício chamado de flexão de joelhos? Não? Tentarei ser mais claro: aquele exercício em que você deita sobre uma “mesa/banco” e tenta flexionar os seus joelhos em direção ao seu glúteo! Lembrou? Sim!? Ótimo! Vamos lá!

Então…esse exercício é muito utilizado nas academias de ginásticas, estúdios fitness e em outros estabelecimentos em que se pratica exercícios físicos com a intenção de fortalecer os músculos que ficam na parte posterior da coxa (os famosos músculos isquiotibiais: músculo bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso). Entretanto, muitas pessoas ao executarem esse exercício relatam um desconforto na perna (a famosa “Panturrilha” ou vulgarmente chamada de “batata da perna”). A explicação para esse desconforto é bem simples. A região posterior da perna (“Panturrilha”) é formada por um potente músculo chamado Tríceps Sural, o qual além de ser o principal responsável pelo movimento de flexão plantar (“Ficar na ponta dos pés”), também auxilia no movimento de flexão do joelho.

Do ponto de vista mais técnico, o tendão do músculo gastrocnêmio medial e do gastrocnêmio lateral se originam nos epicôndilos medial e lateral do fêmur, respectivamente (DANGELO; FATTINI, 2007). Ou seja, eles atravessam a articulação do joelho, permitindo que este seja flexionado.

Portanto, mesmo que realização de exercícios específicos para a “Panturrilha” seja comum no dia-a-dia, você pode otimizar seu tempo de treino quando estiver com tempo reduzido ou quiser variar seu treino sem deixar de fortalecer essa região tão importante para o retorno venoso. Em outras palavras, você pode fazer dois exercícios em um!

Referência

Dangelo, J.G.; Fattini, C.A. Anatomia humana, sistêmica e segmentar. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

3 VIDEOS DE GRAÇA

Lhe EnsInarão A Perder Sua Gordura De Forma 100% NATURAL.

SAIBA MAIS