Menu

Lesões no manguito: como evitar?

Dores nos ombros são comuns entre praticantes de musculação. Muitas das vezes são provenientes de lesões em um ou mais músculos que formam o que chamamos de manguito rotador. Essas lesões podem ser ocasionadas por um alto volume de treino semanal com intensidade de treino bastante elevada, bem como através da realização incorreta de alguns exercícios, como por exemplo o levantamento lateral e os desenvolvimentos.

Então fica a pergunta: “Como não lesionar os manguitos? Vamos lá!

  1. Primeiramente é necessário identificar a presença ou não de dor, caso positivo procure um médico;
  2. Caso não esteja em processo de dor, um BOM Professor/Profissional de Educação Física pode ajudar você a melhorar a condição muscular dos seus manguitos, que consequentemente pode vir a influenciar de forma positiva na execução de outros exercícios durante seu treino, bem como nas atividades da vida diária. Atividades essas que são importantíssimas para aqueles(as) que desfrutam da “3ª fase da vida”.

Enfim, procure ter uma dose correta de exercícios e intensidade e passe a priorizar a execução dos exercícios de forma correta!

Bons treinos e boas prescrições!

Referências:

FLECK, M.P., et. al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, v.21, n.1, 1999.

FLECK, M.P. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref”. Rev Saúde Pública, v. 34, n. 2, p. 178-83, 2000.

WHOQOL GROUP, The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): Development and general psychometric properties. Soc. Sci. Med. Vol. 46, No. 12, pp. 1569±1585.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS