Menu

Leg Press

Você, praticante de musculação, o que acha do leg press? É um bom exercício? Trabalha quais músculos? O glúteo é enfatizado nesse exercício? Bom, essas e outras perguntas serão respondidas nessa postagem especial sobre esse famoso exercício. Vamos lá entender um pouco sobre isso…

O leg press, é um dos exercícios mais realizados nas academias de ginásticas! Motivo? Esse exercício aciona praticamente os mesmos músculos ativados nos exercícios de agachamento. Tamanha popularidade nas academias se da pelo fato de que o exercício leg press exige uma ativação dos músculos extensores do quadril (m. glúteo máximo, m. semitendinoso, m. semimembranoso e m. bíceps femoral/da coxa), dos músculos extensores do joelho (m. quadríceps), e dos músculos flexores da planta do pé (m. tríceps sural e tibial posterior).

Sim, o glúteo é bastante recrutado nesse exercício. Entretanto, fique ciente que o grau de ativação desses músculos será proporcional a intensidade de esforço aplicada no exercício. Ou seja, não adianta utilizar uma carga elevada e não conseguir aplicar força na plataforma. Da mesma forma que não adianta utilizar uma carga de treino leve e não chegar na falha muscular momentânea. Portanto, lembre-se: “Independentemente da carga utilizada você precisará aplicar intensidade no exercício”. Entretanto, se você possui algum problema musculoesquelético a realização de alguns ajustes nas variáveis de treino são desejáveis.

Outro fator que vale a pena ressaltar é a variável amplitude de movimento. Quanto maior for a amplitude de movimento aplicada nesse exercício, maior será o recrutamento de todos esses músculos mencionados anteriormente. Portanto, manipule as variáveis do treinamento e obtenha maiores e melhores resultados.

(Já foi realizado uma postagem sobre variáveis do treinamento, procure e dê uma olhada.)

Bons treinos e boas prescrições!

Achou interessante e quer ter acesso a mais conteúdos formativos e informativos?

Fique de olho na próxima postagem!

 

Referências:

DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia humana: sistêmica e segmentar. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS