Menu

HIIT vs contínuo: qual gera mais adesão pelos sedentários?

Na busca por saber qual tipo de exercício aeróbio (intervalado de alta intensidade ou contínuo de moderada intensidade) gera mais adesão por parte dos sedentários, um grupo de pesquisadores buscaram avaliar respostas comportamentais em relação aos níveis de prazer de trinta (30) homens e mulheres sedentários que foram submetidos a três (3) tipos de exercícios aeróbios:

 

  1. Contínuo de intensidade moderada (75-85% da Frequência cardíaca máxima)
  2. Intervalado de alta intensidade (HIIT)
  3. Sprints em alta intensidade (all out – máximo esforço)

 

Ao final das aplicações dos testes verificou-se que os níveis de prazer atingidos pelas pessoas que realizaram HIIT ou realizaram os Sprints de alta intensidade se mostraram mais altos do que os níveis de prazer que realizaram exercício de moderada intensidade. Vale ressalta que todos os participantes eram sedentários.

 

Assim, podemos pensar que há uma maneira de prescrever um exercício intervalado e/ou um exercício com tiros para pessoas que não tenham nenhum tipo de experiência com a prática de exercícios aeróbios. Porém, a intensidade aplicada a cada indivíduo deve ser de acordo com o condicionamento cardiorrespiratório que cada praticante possui.

 

Bons treinos e prescrições a todos!

 

Referência:

 

Stork et al. Psychological and Behavioral Responses ti Interval and Continuous Exercise. Medicine Science Sports Exercise, 2018.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS