Menu

HIIT e emagrecimento: uma excelente estratégia

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, do inglês – High Intensity Interval Training) vem sendo muito associado ao processo de emagrecimento e se popularizando em todo o mundo. Através dessa popularização, até mesmo as pessoas que não possuem conhecimento algum relacionado ao HIIT, arrisca dizer que essa modalide é eficiente no processo de emagrecimento. Mas será mesmo que HIIT funciona?

Para responder essa pergunda, trouxe um estudo clássico. Um grupo de pesquisadores, Trapp (2008), dividiram mulheres saudáveis em 3 grupos, HIIT, contínuo de moderada intensidade e controle.

A estrutura do protocolo de HIIT era da seguinte maneira: 60 estímulos de 8 segundos para 12 de recuperação (20 minutos). Vale ressaltar que a intensidade era alta. Já o contínuo tinha sua intensidade mantida durante 20-30 minutos. E, por último, o grupo controle foi aconselhado a manter o padrão de atividade física do dia-a-dia. Todas as participantes treinaram 3x por semana durante 15 semanas. Ah, tanto HIIT quando contínuo, foram realizados em bicicletas. E os resultados? Quem emagreceu? Quem não emagreceu? Vamos lá…

Somente as mulheres que fizeram HIIT emagreceram. Um detalhe importante, eles fizeram recordatórios alimentares para saber o padrão de alimentação das voluntárias e no final, encontram que as mulheres do grupo HIIT estavam comendo MAIS quando comparado aos outros grupos! As outras mulheres apresentaram uma tendência em acumular mais gordura, principalmente na região abdominal!

Bom, podemos concluir que o HIIT se mostrou uma excelente estratégia se o seu objetivo é emagrecer. Dê uma olhada nos post’s anteriores sobre HIIT, você vai encontrar as melhores sugestões e aprender a realizar um HIIT da maneira correta.

Bons treinos à todos!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS