Menu

Gripei: treinar ou não treinar?

Um dúvida que cerca a grande maioria das pessoas é relacionada a exercício e gripe. Geralmente quando se passa por um período de gripe, a primeira dúvida que aparece é: treino ou não treino? Se treinar, vai piorar? Bom, vamos entender um pouco sobre isso…

O nosso sistema imunológico é constituído por um grupo de leucócitos ou glóbulos brancos. Essas células reagem de maneira diferente em relação ao tipo, a intensidade e a duração de uma atividade. No caso da musculação há um comportamento positivo dessas células em relação a defesa devido ao volume baixo de treino. No caso das atividade aeróbias, que normalmente possuem um volume maior, faz com que exista uma depressão do sistema imunológico.

Portanto, se você está gripado ou sentido mal-estar, escute seu organismo e veja o que é melhor para você. Se estiver com dores no corpo, mal estar ou qualquer outra condição que o impossibilite treinar, não insista, pois isso pode não ser uma boa escolha. Quanto maior for a duração e a intensidade de uma modalidade praticada, maior será a depressão no sistema imunológico, fazendo com que a sua imunidade abaixe e você fique mais ruim. Caso isso venha a acontecer, maior será o período de recuperação necessário para que você fique bem e possa retomar as atividades com uma duração e intensidade mais alta.

Treinar pode ser maléfico, no entanto pode não influenciar negativamente a sua saúde. Tudo depende da modalidade, intensidade de duração da atividade. Como mencionado anteriormente, a musculação parece ser uma boa escolha para esse momento. Mas lembre-se, moderação é tudo. E lembre-se novamente: ficar um, dois ou um pouco mais dias parados por motivos de gripe, não irão acabar com todas as suas conquistas físicas até o momento. Depois que estiver bem, é possível correr atrás!

Bons treinos e prescrições a todos!

 

Referência:

Brolinson & Elliott. Exercise and the Immune System. Clin Sports Med, 2007.

Terra et al. Effect of Exercise on the Immune System: Response, Adaptation and Cell Signaling. Rev Bras Med Esporte, 2012.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS