Menu

Exercício Funcional

De tempos em tempos, bem breves, podemos acompanhar o surgimento de alguma nova dieta, modalidade de treinamento, dança, alongamento. “DançaFit”, “BrasilFit”, “CorreFit”, “ComaFit”, “TudoFit”. Será que realmente tudo é novidade mesmo? E mais importante, será que essas tendências são realmente eficazes para o que indicam ser? Deve-se ter muita atenção para não nos deixar levar simplesmente pelo marketing dos produtos que as mídias “vendem”.

Muitas novidades são simplesmente adaptações de hábitos já bem conhecidos, outros ainda, abusam da criatividade e sugerem queimas calóricas e, consequente, perdas de peso absurdamente irreais. Muito cuidado com qualquer anúncio que prometa: “Gaste 1000 calorias em uma aula”. Geralmente, as sessões de exercícios, sejam quais forem, têm duração de 60 minutos. Para um ser humano normal perder 1000 (mil) calorias em uma hora colega, esse ser vai ter que se exercitar muito, mas muito mesmo! Não vou prolongar a polêmica, mas pergunte a um (a) profissional da área que tenha estudado Fisiologia Humana e ele(a) vai te responder o porque.

Um tema muito discutido é o treinamento funcional, muitas vezes relacionado a exercícios específicos e até a aparelhos como o bozu e fitball, porém, a simples escolha de exercícios e utilização de certos materiais não torna um treinamento funcional. E, na realidade, não existem de fato exercícios mais funcionais que outros. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) definiu força funcional como “o trabalho realizado contra uma resistência de tal forma que a força gerada beneficie diretamente a execução de atividades da vida diária (AVD) e movimentos associados ao esporte”. Assim, o treino funcional deve ser associado às funções psico-biológicas humanas, abordando e contendo, de forma organizada, as variáveis:

  • Frequência adequada dos estímulos;
  • Volume de treino;
  • Intensidade adequada;
  • Organização lógica dos exercícios;

 

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

3 VIDEOS DE GRAÇA

Lhe EnsInarão A Perder Sua Gordura De Forma 100% NATURAL.

SAIBA MAIS