Menu

Exercício físico e vasos sanguíneos

Na última publicação trouxemos os efeitos positivos do exercício físico frente o cérebro. Agora, trazemos outra importante consequência da prática regular de exercícios físicos: a formação de novos vasos sanguíneos.

Durante o desenvolvimento, a formação dos vasos sanguíneos ocorre por meio de fatores de crescimento e sinais específicos que levam à diferenciação de células endoteliais (que formam o interior dos vasos) e de células de musculatura lisa (que compõe a camada externa dos vasos) para formar o tubo (vaso sanguíneo). Ao longo desse processo, há um aumento de moléculas que estimulam o crescimento dos vasos sanguíneos (processo conhecido como vasculogênese).

Após alguns eventos, o crescimento de novos vasos sanguíneos ocorre a partir de vasos preexistentes (processo conhecido como angiogênese). Esse processo envolve a ativação, migração e a proliferação de células endoteliais (que formam o interior dos vasos) para gerar uma linha contínua de células em tubo que permite o fluxo de sangue para o novo vaso formado.

Evidências indicam que o exercício físico é capaz de aumentar a formação de vasos sanguíneos, aumentar a permeabilidade da barreira hemtoencefálica, o volume e o fluxo sanguíneo cerebral. Esses efeitos do exercício sobre o sistema neurovascular podem melhorar as funções cerebrais por facilitar o transporte de nutrientes e oxigênio. Em contrapartida, o envelhecimento está associada à hipoperfusão cerebral crônica (dificuldade de chegar oxigênio e nutrientes no cérebro), que pode ter implicações importantes no metabolismo do cérebro e em funções cognitivas.

Mais um motivo para recomendação e prescrição de exercícios físicos. Desta vez, com ênfase também no período mais avançado da vida, a fase idosa.

Bons treinos e boas prescrições.

Referência:

ANDRADE, M.S; DE LIRA, C.A.B. Fisiologia do Exercício. 1ª ed. Manole. São Paulo. 2016

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS