Menu

Exercício físico é importante para o cérebro?

Além de efeitos benéficos ao corpo, o exercício físico é considerado um potente estimulador cerebral. Mudanças de bem-estar emocional com apenas poucas sessões de exercícios físicos e redução da depressão e ansiedade após um programa de exercícios físicos regular também têm sido constantemente observadas.

Além disso, a prática de exercícios físicos é capaz de aumentar a atenção e a compreensão da leitura e melhorar o raciocínio e a memória. Esses efeitos benéficos estão relacionados a uma ou mais sessões de exercício físico podem estar diretamente associados a vários mecanismos capazes de modular a liberação de neurotransmissores.

Há alguns anos, a formação de novos neurônios no cérebro adulto era vista com muito ceticismo, porque se acreditava que a formação de novas células neuronais era restrita somente no período de desenvolvimento. Uma vez finalizado esse período, as células progenitoras que dão origem aos neurônios passam por um processo de diferenciação, tornando-se incapazes de se dividir-se e proliferar. No entanto, hoje em dia, sabe-se que algumas regiões do cérebro possuem nicho de células progenitoras ativas que podem dar origem a novos neurônios.

A formação de novos neurônios persiste ao longo de toda a vida. Porém, o número de neurônios formados diminui gradativamente com o envelhecimento. O interessante é que essa diminuição pode ser revertida com a prática de atividade física. Acredita-se que o exercício físico poderia também recuperar o déficit cognitivo frequentemente observado na doença de Alzheimer.

Mais um motivo para recomendação e prescrição de exercícios físicos. Desta vez, com ênfase também no período mais avançado da vida, a fase idosa.

 

Bons treinos e boas prescrições.

Referência:

ANDRADE, M.S; DE LIRA, C.A.B. Fisiologia do Exercício. 1ª ed. Manole. São Paulo. 2016

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS