Menu

Exercício físico e Diabetes mellitus

A diabetes mellitus (DM) é uma doença caracterizada por hiperglicemia, resultante de problemas na secreção da insulina, da ação da insulina ou ambos (ANDRADE; DE LIRA, 2016). Existem dois tipos de diabete: Tipo 1 e Tipo 2. Em relação a diabete tipo 1, é caracterizada pela dependência da insulina, e geralmente, ocorre na infância. O indivíduo deve receber doses diárias de insulina para controlar a glicemia. Já em relação a diabete tipo 2, essa ocorre mais na fase adulta. De maneira geral, esse tipo de diabete é consequência da obesidade e sedentarismo. O indivíduo produz insulina, mas não consegue fazer com que ela leve a glicose para dentro da célula.

E quanto ao exercício físico? Que tipo posso fazer e/ou prescrever?

O exercício exerce ajustes agudos e crônicos no controle da diabete. De maneira aguda, a contração muscular, aumenta a captação de glicose plasmática para meio intracelular. De maneira crônica, o exercício aeróbio consegue reduzir níveis plasmáticos de insulina, ou seja, aumentando a sensibilidade a insulina. Portanto, treinamento resistido e treinamento intervalado de alta intensidade, parecem ser excelentes opções de exercícios visando uma melhora do quadro de diabete do indivíduo.

A prática regular de atividade física desempenha um papel importante na promoção da saúde e na prevenção de algumas doenças. Visando garantir uma forma segura de se praticar exercício físico com regularidade, antes de tudo, um indivíduo com diabete deve ser submetido a uma avaliação médica. Após, se obtiver uma liberação, a prescrição de exercícios de forma embasada na ciência irá promover melhoras significativas no organismo.

Dicas:

  • Hidrate-se de forma adequada;
  • Não se esqueça do uso da insulina (se necessário);
  • Pratique musculação;
  • Pratique HIIT;
  • Alimente-se corretamente

Bons treinos e boas prescrições!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS