Menu

Exercício de cadeia cinética aberta e fecha: Qual a diferença?

Você sabe a diferença entre exercício de cadeia cinética aberta e fechada? Um é melhor do que outro? Quando devo utilizar? Posso utilizar os dois em uma mesma sessão de treino? Vamos entender um pouco sobre isso…

Chama-se os pontos de fixação da estrutura óssea de origem e inserção. Sempre que temos um ponto de apoio e realizamos uma contração muscular, ocorre um movimento.

Quando esse movimento ocorre com a extremidade livre no espaço, seja com as mãos ou com os pés, chamamos de cadeia de movimento aberta. Ao passo que, quando temos um apoio para a outra extremidade, chamamos de cadeia de movimento fechada.

Os exercícios de cadeia de movimento fechada, tais como: agachamento e suas variações, leg press e suas variações, acabam recrutando vários músculos ao mesmo tempo que geram maior estabilidade na articulação envolvida. Priorize no seu treino de membros inferiores o uso de cadeia cinética fechada. Quanto ao tronco e aos membros superiores, equilibre bem os exercícios de cadeia cinética fechada e aberta

 

Bons treinos e prescrições a todos!

 

Referência:

 

Elniel et al. Open-chain and closed-chain exercise regimes: an ultrasound investigation into the effects of exercise on the architecture of the vastus medialis oblique. Physical Therapy and Rehabilitation, 2017.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS