Menu

Epicondilite lateral: saiba como proceder

Conhecida como Cotovelo do Tenista, a Epicondilite Lateral também é velha conhecida de trabalhadores braçais, marombeiros e atletas de calistenia. Uma inflamação que acomete principalmente dois tendões extensores presos ao epicôndilo lateral, geralmente se inicia por um misto de sobrecarga, alterações vasculares e até hormonais. A dúvida é, como fugir dela?

Além dos recursos clássicos da Fisioterapia e Ortopedia, os exercícios resistidos tem sua importância, devendo levar em consideração os seguintes detalhes:

1) Reforço muscular – o ganhos de força desses músculos aumenta a vascularização e ajuda a debelar o processo inflamatório. Exercícios de extensão de punho são os mais indicados.

2) Isometria – além da extensão de punho, exercícios de pegada (grip) com alicates de preensão reforçam uma importante função desses músculos que é estabilizar o punho ao se empunhar objetos com força.

3) Posição do cotovelo – não é raro ver esses dois primeiros exercícios sendo executados na reabilitação com o cotovelo fletido, mas o recrutamento ideal destes músculos é com o cotovelo esticado. Prefira as execuções nessa posição.

4) Fase excêntrica – embora incipiente nessa topografia, já existe literatura trazendo evidências importantes sobre tratamento de tendinopatias com reforço excêntrico. Sempre é uma estratégia interessante a ser pensada, mesmo que como variação.

5) Variações de movimento – algumas pessoas iniciam quadros de epicondilite por sobrecarga tendinosa secundária à falta de mobilidade. O exemplo mais clássico é a epicondilite lateral pós rosca bíceps na barra reta (alguns indivíduos só se sentem confortáveis na barra W ou H). Sendo assim das duas uma, ou se começa um importante trabalho de mobilidade ou se substitui por variações de exercícios com empunhaduras mais “anatômicas”.

 

Bons treinos.

Não fique sem treinar!

Bons treinos e prescrições a todos!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS