Menu

Drop set para iniciante: vale a pena?

Indivíduos destreinados têm uma alta capacidade responsiva, ou seja, “facilidade” em obter resultados mediante a diferente estíumulos, tais como, um simples “abrir e fechar” das mãos foi capaz de promover respostas positivas na hipertrofia em destreinados (Maeo et al., 2014). Nesse contexto, essa capacidade responsiva se limita a algo que chamamos de “limite anabólico”(Dankel et al., 2017), ou seja, existe um “limite de ganhos” de hipertrofia que você pode ter em decorrência de uma sessão de treino, sendo que, se você é iniciante, executar diversos exercícios e séries em uma sessão de treino, assim como treinar todos os dias não promoverá resultados muitos diferentes.

Em um estudo conduzido por Ozaki et al., (2018), homens destreinados foram divididos e submetidos a 3 tipos de treinamento, o curioso desse estudo foi que, apesar de um dos grupos ter realizado o treinamento avançado e famoso, conhecido como drop-set, ao qual começava com uma carga de 80% de 1 repetição máxima (RM), assim que os avaliados não conseguiam mais realizar o exercício a carga era reduzida para 65%, 50%, 40% e 30% após cada falha, respectivamente. Porém, ao final do estudo não foi verificado diferenças em ganhos de massa muscular entre os três grupos, apesar dos demais terem realizados treinos com cargas fixas como é feito tradicionalmente (80% e 30% de 1RM). O acréscimo do drop-set pode ter ultrapassado o limite anabólico/capacidade responsiva dos indivíduos pelo fato de serem destreinados, sendo assim, não ocasionou a maiores ganhos de massa muscular quando comparado com outros treinos tradicionais.

Então, se você é iniciante, não fique fissurado em métodos de treino, assim como para executar todos os tipos de exercícios, faça o básico, seguindo as variáveis do treinamento corretas para sua condição. Treine pouco da forma correta, mas não faça muito de qualquer “jeito”, isso não trará nenhum ganho milagroso, além de expor você a uma possível condição de overreaching (excesso de treino) a longo prazo, podendo ocasionar uma estagnação nos ganhos de massa muscular.

 

Bons treinos à todos!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS