Menu

Dicas importantes sobre a FLEXIBILIDADE

De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, do inglês American College of Sports Medicine), a flexibilidade é definida como: “a capacidade funcional que têm as articulações de se movimentarem através de uma Amplitude de Movimento plena.”

Por quê devemos avaliar a flexibilidade? Por uma série de motivos, dentre eles: identificar indivíduos com risco de desenvolver dores na coluna e/ou atletas que apresentam maior risco de lesão, monitorar a eficiência de um treinamento e/ou reabilitação de uma lesão, etc… Ainda, segundo o ACSM, a manutenção dos níveis de flexibilidade em todas as articulações facilita o movimento, em contrapartida, quando uma articulação for movimentada além de sua amplitude, pode ocorrer dano tecidual.

Então, segue algumas dicas importantes sobre a flexibilidade:

  1. Deve-se criar um programa de alongamento direcionado para o esporte praticado, em caso de atletas, e para a necessidade do indivíduo;
  2. Os exercícios de alongamento devem ser introduzidos na rotina de treinamento gradativamente;
  3. Exercícios de alongamento com objetivo de aumentar a flexibilidade devem ser evitados imediatamente antes de eventos esportivos;
  4. O alongamento estático deve ser realizado de maneira lenta e gradativa;
  5. O alongamento deve ser realizado dentro do nível de tolerância de cada indivíduo, pois o excesso de estiramento poderá provocar lesões musculares;

Quando o alongamento visando flexibilidade não é recomendado?

  1. Bloqueio ósseo;
  2. Fratura recente;
  3. Processos inflamatórios ou infecciosos;
  4. Traumas nos tecidos

Apresentar bom nível de flexibilidade, você mantém a independência funcional, realização das atividades da vida diária com eficiência ótima, manutenção da saúde em idade avançada, etc…

Bom treino a todos(as)!

Referência:

ACSM. Manual para avaliação da aptidão física relacionada a saúde. 3ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 175.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS