Menu

Desenvolvimento com barra

Esse é mais um post direcionado para exercício, abordando musculatura trabalhada, erros comuns na execução, entre outros. O tema de hoje é o Desenvolvimento com barra. Esse, trata-se de um exercício multiarticular, na qual trabalha diferentes musculaturas em um mesmo movimento além de mais de uma articulação. Vamos entender um pouco mais sobre esse exercício…

Outro exercício amplamente conhecido no universo da musculação é o desenvolvimento com barra (Figura do Post). Os principais músculos ativados durante a execução desse exercício são: parte clavicular do m. deltoide, cabeça longa do m. tríceps braquial, m. ancôneo, parte acromial do deltoide, m. serrátil anterior e a parte descendente do m. trapézio (LIMA; PINTO, 2006). Esse exercício possui diversas variações, podendo ser realizado sentado com barra, sentado com halteres, em pé com halteres, em pé com barra, no aparelho, entre outras.

Um erro comum na realização desse exercício é a manutenção do braço atrás da linha média da axila. Em outras, palavras é forçar a manutenção dos braços atrás do tronco, uma vez que isso pode tracionar em demasiado as estruturas da articulação do ombro. A posição do braço deve acompanha a linha do tronco. Na tentativa de facilitar a informação, aponte  o cotovelo para baixo. Como mencionado anteriormente, apontar o cotovelo para trás do tronco pode aumentar a sobrecarga na articulação do ombro, o que é considerado ruim do ponto de vista biomecânico.

E quanto as variações? Essas foram mencionadas acima. Todas continuam sendo multiarticulares e trabalhando as mesmas musculaturas. Vale ressaltar que nessas variações também deve-se ter atenção quanto a movimentação do cotovelo com o objetivo de minimizar a sobrecarga na articulação do ombro e possivelmente desencadear algum problema articular. Portanto, mantenha o cotovelo apontado para baixo e não para trás do tronco.

Bons treinos e boas prescrições!

Achou interessante e quer ter acesso a mais conteúdos formativos e informativos?

Fique de olho na próxima postagem!

 

Referências:

LIMA, C.S.; PINTO, R.S. Cinesiologia e musculação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS