Menu

Consumo de proteína

Quanto de proteína consumir?

Essa é uma dúvida frequente de muitas pessoas: o consumo de proteínas. Quantas gramas devo consumir? meu organismo consegue absorver tudo? Quando consumo mais do que o necessário o que acontece?

Acabou de ser publicado um artigo que traz uma relação interessante sobre essa questão. Normalmente as pessoas tem o conceito de 20-25g de proteínas por refeição, onde esta quantidade seria eficaz para o conceito “muscle full” ou músculo cheio!

Contudo alguns pontos devem ser levados em consideração para entender a REAL quantidade de proteína a ser ingerida por refeição:

– Idade

– Massa muscular

– Nível de aptidão física

– Tipo de proteína ingerida

Sobre esse último ponto, devemos entender que numa ingestão de whey protein possui uma velocidade de absorção muito mais rápida e consequentemente uma menor capacidade de utilização total dos aminoácidos e POSSIVELMENTE uma oxidação dos aminoácidos excedentes. O que já seria diferente com uma ingestão de ovos ou omelete por exemplo, possuem uma velocidade de absorção mais lenta.

Pensando nisso tudo a recomendação da quantidade tem tido reflexões e novas evidências que trazem 0,4g/kg/refeição para adultos jovens e chegando até 0,6g/kg/refeição para pessoas idosas.

Ah, e a aquele excesso de proteína que você consome e seu organismo não consegue absorver, vai embora no momento em que você urina. Portanto, tente fracionar uma determinada quantidade de proteínas durante o seu dia, entre as diversas refeições que você possui.

Não pense que nesse caso, aquela velha frase “quanto mais melhor” irá funcionar, pelo contrário, o excesso será jogado fora.

Converse com seu nutricionista e pensem na melhor estratégia alimentar e SE NECESSÁRIO de suplementação, não importa a sua idade. Inclusive ao ler isso pode pensar no seu pai, mãe ou avós que muitas vezes estão com o consumo proteico MUITO abaixo do recomendado.

Bons treinos e boas refeições!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS