Menu

Como prescrever HIIT na ESTEIRA?

Como já foi mencionado em um post anterior (TIPOS DE HIIT), o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT – do inglês, High Intensity Interval Training) é caracterizado por períodos de esforços em alta intensidade, intercalados por períodos de recuperação passiva (sem esforço) ou em menor intensidade (pouco esforço). Mas como prescrevo HIIT?

A prescrição de HIIT é baseada em parâmetros fisiológicos e parâmetros mecânicos. Entende-se por parâmetros fisiológicos: Frequência Cardíaca Máxima (FCM), Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx), Percepção Subjetiva de Esforço (PSE), entre outros. Já em relação aos parâmetros mecânicos, encontramos: Velocidade Máxima e Potência Máxima.

Como identificar essas variáveis? Primeiramente, deve-se realizar alguns testes para identifica-las. Se o protocolo de HIIT for realizado em esteira rolante, deve-se utilizar como parâmetro de prescrição: FCM, PSE e Velocidade Máxima. Quando realizado em esteira, identifica-se as variáveis de prescrição através do seguinte teste: o indivíduo vai caminhar 5 minutos a 6 km/h (aquecimento), após, realiza-se incrementos de 1 km/h a cada minuto até a exaustão volutiva, ou seja, quando o indivíduo não conseguir permanecer correndo em uma determinada velocidade. Essa velocidade será considera o 100% do indivíduo.

A partir da velocidade encontrada, é possível realizar diferentes tipos e/ou protocolos de HIIT baseando-se na mesma. Quando feito dessa forma, a possibilidade de você atingir seus objetivos reais, se tornam mais alcançáveis. Além disso, estará realizando um exercício seguro, baseado nas evidências científicas atuais.

Bom treino a todos(as)!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS