Menu

Como fazer um idoso ganhar força?

Já foi postado várias vezes sobre a importância da força para os idosos. Mais uma vez segue outra contribuição a respeito desse tema.

Um grupo de pesquisadores japoneses avaliaram hipertrofia, força muscular e equilíbrio em um grupo de idosos classificados como frágeis, formado por homens e mulheres, com idade média de 78 anos.

Passaram por uma avaliação inicial e posteriormente foram submetidos a 12 semanas de treinamento. O treino consistia em: 2 vezes por semana realizam simples exercícios de sentar e levantar de uma cadeira, o que caracterizava um agachamento. Em cada repetição desse exercício, foram realizadas 48 repetições desse movimento.

Após as 12 semanas de treinamento, os participantes foram reavaliados e constatou-se que todo o grupo teve uma redução média de 1,6% do peso corporal, teve um aumento de 10,9% na força de membros inferiores e teve uma melhora de 26,2% no equilíbrio no ato de caminhar.

Dica: se seus pais e/ou avós são sedentários, incentive-os a praticar exercícios de sentar e levantar de uma cadeira duas ou três vezes por semana. Quer melhorar equilíbrio das pessoas, coloquem elas para fazerem força!

 

Bons treinos e prescrição a todos!

 

Referência:

Fujita et al. Effect of Body-weight Squat Training on Muscular Size, Strength and Balance Ability in Physically Frail Older Adults. International Journal Sport Health Science, 2016.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS