Menu

Como avaliar a ansiedade?

O nível de ansiedade das pessoas pode ser determinado por diversas ferramentas, como exemplo o inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) que tem como característica a mensuração de aspectos não específicos que envolvem situações problemáticas ou estressantes, como tensão, nervosismo, irritabilidade, apreensão, preocupação e outro (DE SOUZA; CHAVES, 2005). Esse inventário é composto por duas escalas diferentes, as quais medem dois conceitos distintos de ansiedade: estado de ansiedade e traço de ansiedade (BIAGGIO; NATALÍCIO; SPIELBERGER, 1977).

O IDATE-estado avalia o estado atual da ansiedade do indivíduo, é composto por uma escala de 20 afirmações às quais o indivíduo irá classificar a intensidade do sentimento no momento (BIAGGIO; NATALÍCIO; SPIELBERGER, 1977). Para a resposta de cada afirmação o indivíduo tem quatro alternativas que são respostas previamente definidas em números, sendo eles: 1- Absolutamente não; 2- Um pouco; 3- Bastante; 4- Muitíssimo. A somatória dessas afirmações gera um escore de 20 a 80 pontos que classifica o nível de ansiedade do indivíduo, podendo variar de baixo a alto. A pontuação mais baixa refere-se a um baixo nível de ansiedade e a mais alta o inverso (DE SOUZA; CHAVES, 2005).

Achou interessante e quer ter acesso ao questionário?

Fique de olho na próxima postagem!

 

Referência:

BIAGGIO, A. M. B.; NATALÍCIO, L.; SPIELBERGER, C. D. Desenvolvimento da forma experimental em português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) de Spielberger. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, v. 29, n. 3, p. 31–44, 1977.

DE SOUZA, J. N.; CHAVES, E. C. O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis. Revista da Escola de Enfermagem da U S P., v. 39, n. 1, p. 13–19, 2005.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS