Menu

Avaliando a Qualidade de Vida

No mundo do treinamento físico quando o assunto é resultado, literalmente “o bicho pega”! Muito disso é fruto de um senso geral de que a qualidade de vida gira em torno apenas do domínio físico, quando na verdade não é bem assim.

A qualidade de vida geralmente é composta por diversos domínios (físico, social, crenças, …), e na tentativa de considerar os outros inúmeros benefícios do exercício físico muitas ferramentas podem ser utilizadas. Uma bastante conhecida é o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) (WHOQOL GROUP, 1998). Este instrumento avalia a qualidade de vida através de 100 perguntas distribuídas em 6 domínios:

  1. Físico;
  2. Psicológico;
  3. Nível de Independência;
  4. Relações Sociais;
  5. Ambiente; e

A avaliação da qualidade de vida pode ser extremamente útil no momento da avaliação dos resultados dos seus alunos(as), uma vez que nem sempre as metas físicas estipuladas são alcançadas (seja pelo descumprimento de uma dieta alimentar, etc….).

Para você que está se perguntando como utilizar um questionário escrito na língua inglesa não se apavore, já existe uma versão validada na língua portuguesa (FLECK et al., 1999). Entretanto se ainda achar que 100 perguntas é um número elevado e irá “gastar” tempo em demasiado, não se preocupe, já existe também uma versão abreviada (FLECK et al., 2000).

Pense, repense, avalie e reavalie a forma de avaliar seus alunos!

Não esqueça que muitos deles estão em busca de aspectos que podem não estar relacionados diretamente com uma redução de gordura ou aumento de massa muscular!

A avaliação antropométrica não é tudo!

Bons treinos e boas avaliações!

Referências:

 

FLECK, M.P., et. al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, v.21, n.1, 1999.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS