Menu

Agachamento terra: pequenos ajustes

Você sabe como executar um levantamento terra da maneira correta? Não? Vamos entender um pouco sobre isso…

 

Apesar de existir diferentes técnicas de execução, no dia a dia da sala de musculação, prescrevemos o levantamento terra com a intenção de utilizar grandes amplitudes de movimento com a articulação do quadril e uma pequena amplitude com a articulação dos joelhos. Já em relação ao padrão postural, tanto as curvas fisiológicas lombares, quanto as curvas fisiológicas torácicas e cervicais, devem ser preservadas. Atenção: Deve-se ter uma atenção para evitar a flexão das vértebras lombares!

Quando se realiza o movimento perfeito desse exercício, temos uma potente ação dos músculos extensores do quadril (glúteos e isquiotibiais), sendo o glúteo máximo e os paravertebrais os motores primários do movimento. Temos também uma grande participação dos músculos posteriores da coxa. Flexione pouco os joelhos e flexione muito a articulação do quadril durante o movimento!

 

Bons treinos e prescrições a todos!

 

Referência:

 

Moir et al. Effect of Cluster Set Configurations on Mechanical Variables During the Deadlift Exercise. Journal of Human Kinetics, 2013.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS