Menu

Agachamento no aparelho Smith: alguns detalhes!

Quando realizamos o agachamento no aparelho Smith, podemos dar mais ênfase ao trabalho de quadríceps e ao trabalho de glúteos. Isso depende do local onde se coloca os pés.

Quando os pés estão colocados mais a frente, de maneira que o joelho fique longe da linha da barra guiada, isso faz com que a sobrecarga na articulação do joelho aumente e com isso, faz com que o quadríceps tenha uma maior sobrecarga, sendo mais enfatizado.

Já quando os pés estão colocados mais para trás, de maneira que fique mais próximo da barra guiada, o quadril também é projetado para trás, aumentando a ênfase no trabalho de glúteos.

A estratégia é tentar manter alinhados o tronco e parte baixa da perna para que você consiga deixar bem distribuídas as forças entre todas as áreas da coluna. Esta é uma variação onde os pés são projetados mais a frente, aumentando a ênfase no trabalho do quadríceps.

Um erro muito comum nesse exercício que deve ser evitado é aproximar o joelho para o centro do movimento, o que chamamos de geno valgo.

Portanto, se optar por esse exercício lembre-se dessas considerações e faz com moderação!

Bons treinos e prescrições a todos!

Referência:

Gutierrez & Bahamonde. Kinematic Analysis of the Traditional Back Squat and Smith Machine Squat Exercises. International Symposium on Biomechanics in Sports, 2009.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS