Menu

Agachamento Livre: Erros comuns!

Quais são os principais erros no agachamento? Essa é uma das perguntas e/ou dúvidas que mais acontecem. Vamos lá apresentar as respostas para as perguntas e tirar as dúvidas…

 

Os principais erros que as pessoas cometem durante o agachamento são:

 

  • Inclinação excessiva do tronco para frente;
  • Realização de retroversão do quadril ao final da execução (Imagem do post). Em outras palavras as pessoas costumam realizar o “famoso” encaixe de quadril com a justificativa de ativar mais os músculos glúteos. Contudo, esse encaixe de quadril possui um elevado potencial lesivo para a coluna vertebral dos indivíduos, especialmente na região lombar, visto que essa região fica retificada e comprime em demasiado os discos intervertebrais, o que pode ao longo da vida desencadear as hérnias de disco.
  • Retirada do calcanhar do solo. Esse erro é muito comum em pessoas que não possuem uma boa mobilidade de tornozelo. Geralmente é ocasionado pelo encurtamento do músculo tríceps sural (“Panturrilha”).
  • Por fim, também podemos citar o famoso descanso durante a execução do Agachamento. Em outras palavras, é aquela pequena pausa realizada entre cada repetição. Essas pausas transferem a carga impostas aos músculos para os ossos e articulações, o que geralmente não é muito interessante.

 

Agora que sabe os erros mais comuns nesse tipo de exercício, evite-os e busque se corrigir durante a execução de forma a preservar a saúde.

 

Bons treinos e boas prescrições!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS