Menu

Adoçante engorda?

Sim, o adoçante artificial ao invés de ajudar a emagrecer pode contribuir para que você comece a ENGORDAR! Isso mesmo, aquele saquinho ou gotinhas que você coloca no café pra não ingerir açúcar, ou aquela “inocente” coca zero pode contribuir para ganho de massa corporal!

De fato, diversos estudos epidemiológicos já haviam demonstrado uma associação positiva entre o consumo de adoçantes artificias e ganho de peso (Stallman & Garfinkel, 1986 e Fowler et al, 2008). Inclusive um recente estudo, também concluiu que o consumo regular de bebidas adoçadas artificialmente estão associadas com um aumento no risco de sobrepeso e obesidade (Ruanpeng et al, 2017). Estudo desse tipo devem ser analisados com cautela pois não comprovam uma relação de causa e efeito. No entanto diversos outros estudos, mostram fortes evidências que, de fato, adoçantes artificiais podem não ajudar no emagrecimento!!

Por quê os adoçantes não ajudam a emagrecer? Veja lá…

1) Os adoçantes artificiais estimulam receptores de sabor doce de maneira similar ao açúcar, e isso estimula o apetite.

2) A sensação de saciedade e prazer com a comida é controlada por uma cascata de estímulos cerebrais. O açúcar ativa tal via, já o adoçante não! O que significa que mesmo que consuma um docinho “falso” feito com adoçante, você ainda permanecerá com a fissura do doce e uma hora vai querer compensar isso com outra comida!

3) O consumo de adoçantes pode aumentar a liberação de insulina, reduzindo níveis plasmáticos de glicose e com consequente aumento do apetite.

4) Adoçantes artificiais induzem a intolerância à glicose por meio de alterações na microbiota intestinal (disbiose). Esse quadro está associado com ganho de peso!

Tome cuidado com o uso demasiado de adoçantes artificiais!⠀

 

Não fique sem treinar! Procure um nutricionista!

 

Bons treinos e prescrições a todos!

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS