Menu

Abdominal completo na prancha: alguns detalhes

Será que esse exercício trabalha apenas músculos do abdômen? Vamos entender um pouco sobre ele…

O principal músculo abdominal que todos nós conhecemos é o reto abdominal, porém, ele sozinho, só é capaz de realizar uma flexão de tronco. Daí, entra a necessidade de trabalho de outros músculos: transverso abdominal, oblíquos (internos e externos), que associados, realizam essa flexão do tronco de uma maneira mais efetiva. No entanto, todo esse trabalho ainda não é suficiente para elevar todo o tronco.

Logo, entra em ação o trabalho dos flexores do quadril ( iliopsoas, reto femoral, tensor da fáscia lata e sartório), que quando acionados, realizam a flexão do quadril e, assim, realizarmos a flexão do tronco completo no abdominal na prancha.

A primeira fase do exercício é realizada pelos m. abdominais e a segunda fase é realizada pelo ação dos m. flexores do quadril.

 

Bons treinos e prescrições a todos!

 

Referência:

Moraes et al. EMG activation of abdominal muscles in the crunch exercise performed with different external loads. Physical Therapy in Sport, 2009.

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp)
Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

João Pedro: Graduado em Educação Física / Mestrando em Ciências da Saúde (@navesjp) Ricardo Viana: Graduado em Educação Física / Doutorando em Ciências da Saúde (@prof.ricardoviana)

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS