Menu

Prato da Alimentação Saudável

Estudiosos da Harvard School of Public Health (Escola de Saúde Pública de Harvard) juntamente com a Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard), elaboraram um “guia” com recomendações sobre uma nutrição saudável.

Vegetais – comer em variedade abundante, quanto mais melhor, porém, tente limitar batatas, fritas ou não, e outros amidos altamente glicêmicos (possuem alta taxa de liberação de açúcar no sangue), que tem o mesmo efeito dos doces sobre a glicemia.

Frutas – recomenda-se consumo variado de frutas, de todas as cores, diariamente.

Grãos integrais – escolha grãos integrais (por exemplo aveia), pão e arroz integrais, em vez de grãos refinados (pãp e arroz brancos), que agem como o açúcar no sangue.

Proteínas saudáveis – escolha peixes, aves, grãos ou sementes oleaginosas e limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas, pois, estas são associadas a aumento do risco de doenças cardíacas, diabete tipo 2, câncer de cólon e ganho de peso.

Óleos saudáveis – utilize azeite de oliva, óleo de canola e outros óleos vegetais no preparo dos alimentos, nas saladas e à mesa, uma vez que essas gorduras diminuem os níveis de colesterol ruim e são boas para o coração. Limite a quantidade de manteiga e evite as gorduras trans.

Água – beba água, chá ou café (com pouco ou nenhuma adição de açúcar). Limite, também, a quantidade de leite e de laticínios (1 a 2 porções/dia), de suco ( um copo pequeno/dia) e evite bebidas adoçadas.

EXERCITE-SE – o aumento da atividade física deve ser parte do programa de alimentação saudável de todos.

Se você é daquelas pessoas que gosta de estar por dentro das recomendações sobre nutrição deve ter percebido que, mesmo vindo de outro país, os conselhos acima são bem similares aos que ouvimos por aqui. Porém, como sempre, recomendo que, para ter melhores resultados do treino (seja lá qual for o objetivo), procure um(a) nutricionista capacitada.

Para mais informações a respeito das recomendações nutricionais desta matéria e pesquisas na área acesse:

www.hsph.harvard.edu/nutritionsource (Escola de Saúde Pública de Harvard)

www.health.harvard.edu (Escola de Medicina de Harvard) 

 

Referências

McArdle W. D., Katch F. I., Katch V. L., Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano, 8ª Ed. 2015

 

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

3 VIDEOS DE GRAÇA

Lhe EnsInarão A Perder Sua Gordura De Forma 100% NATURAL.

SAIBA MAIS