Menu

Diet vs Light

Se ouve muito que alimentos Diet e Light são os mais indicados para o emagrecimento e a manutenção de uma boa dieta, mas qual a diferença ? Para que são indicado?

Alimentos Diet são destinados a pessoas que possuem necessidades alimentares específicas, como por exemplo, presença de alguma doença, como diabetes e hipertensão. Para que um alimento seja considerado diet, algum nutriente é retirado ou reduzido a 5%. Sendo não necessariamente o açúcar, pois existe alimentos sem sal ou sem gordura, indicado para pessoas com as patologias que necessitem de dieta restrita de algum componente, podendo ser indivíduos hipertensos, diabéticos, pessoas com colesterol alto, entre outros caso.

Se tratando da questão calórica, observa-se uma quantidade de calorias bem semelhante ao alimento convenciona, ou até mesmo uma quantidade de calorias é maior porque a retirada de alguma substância altera a consistência do produto, sendo necessário o acréscimo de gordura.

Alimentos Light apresentam redução de alguns nutrientes ou de valor energético em, no mínimo, 25% quando comparados com o produto convencional. Já mais ideal para pessoas que desejam uma alimentação mais saudável. Mas alguns alimento light, pode ocorrer a redução de nutrientes,  diminuição de algum nutriente pode ocasionar a adição de outro para manter a consistência e sabor.

Apesar da redução de alguns nutrientes, nem sempre a substituição de um alimento convencional por um light seja a melhor opção para quem procura a perda de peso. Pois, como dito anteriormente, a redução pode não ocorrer no valor calórico de maneira significativa. Além disso, alguns produtos light apresentam uma redução que se compara à de produtos convencionais de outras marcas, sendo necessário avaliar outros produtos.

Sempre busque orientação de um profissional capacitado.

Mude seus hábitos alimentares !

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

SAIBA MAIS